Rádio Onda Viva

Emissão Online

PSD quer explicações, mas Sara Lobão não ficará no parlamento

O PSD de Vila do Conde quer "uma explicação clara e imediata" do presidente da Câmara, Vítor Costa, sobre a tomada de posse de Sara Lobão como deputada na Assembleia da República. A vice-presidente da Câmara assumiu, ontem, o cargo como deputada, mas sairá já na terça-feira, uma vez dissolvido, formalmente, o atual governo. Porque a situação era "transitória" e "apenas destinada a cumprir uma formalidade legal", Vítor Costa entendeu nem sequer se pronunciar sobre o caso. Sara Lobão estará de volta ao executivo vilacondense na próxima terça-feira.

"Os vilacondenses merecem transparência e respeito (...) Esta falta de comunicação aos vilacondenses não tem qualquer justificação plausível, considerando que a candidatura de Sara Lobão já era de conhecimento público e, consequentemente, as suas possíveis implicações para a composição do executivo municipal já deveriam estar antecipadas (...) O silêncio da Câmara sobre este assunto, além de deixar no ar uma série de interrogações sobre o clima das relações entre os membros do executivo, levanta as importantes questões sobre quem assumirá a vice-presidência, cargo que agora se encontra vago, e se Sara Lobão se manterá como vereadora", afirma o PSD, num texto publicado na página da comissão política concelhia, liderada por Luísa Maia.

Mas a verdade é que Sara Lobão não vai deixar a Câmara. Ou seja, na prática, o caso é este: o PS elegeu 13 deputados pelo circulo do Porto e Sara Lobão figurava na 17.ª posição da lista. Mas, da lista constam quatro nomes que ainda estão no governo socialista e, como tal, estão legalmente impedidos de ocupar lugares na Assembleia da República. Entraram, assim, para os seus lugares Paulo Araújo Correia, Sara Lobão, Hugo Carvalho e António Faria. No dia 2 de abril, terça-feira, com a dissolução formal do governo, o ministro da Saúde, Manuel Pizarro, a secretária de Estado da Administração Interna, Isabel Oneto, o secretário de Estado da Juventude e Desporto, João Paulo Correia, e o secretário de estado do Planeamento, Eduardo Pinheiro, abandonam o governo e já podem, assim, tomar posse como deputados no parlamento. Os substitutos voltam, assim, a ficar de fora da Assembleia da República e Sara Lobão estará de regresso à Câmara de Vila do Conde.

OP Automóveis

RECOMENDADAS

Login